segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

APUAREMA: PROJETO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL É DESTAQUE NA UPB

Foi publicado no site da União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 28/07/2011, uma matéria destacando o Projeto pioneiro da Secretaria de Assistência Social de Apuarema. Confira a reportagem na íntegra - A Secretaria de Assistência Social de Apuarema, através do CRAS, realizou um levantamento sócio econômico de todas as famílias dos jovens inscritos nos projetos da Assistência Social e identificou dentre varias variáveis a inexistência de documentos civis por partes da maioria dos jovens como também dos pais dos jovens. Com base neste levantamento foi implantado o Projeto O Primeiro Passo Para Cidadania que consiste em viabilizar a emissão dos documentos de RG, CPF e Carteira de Trabalho para todos os jovens e seus respectivos pais que não tem acesso aos citados documentos.

Dezenas de jovens já adquiriram a carteira de identidade. Toda semana são enviados 11 jovens para o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão de Jequié para emissão dos documentos. A Secretaria de Assistência Social disponibiliza o transporte, as taxas de pagamento ao SAC, alimentação e uma orientadora social para acompanhar os jovens durante a viagem. A documentação básica é direito fundamental para as pessoas serem reconhecidos pelos órgãos públicos e privados como também essencial para ter acesso às políticas públicas ofertadas por governos e entidades. “Ter os documentos é um direito que dá direito, portanto é o primeiro passo para a cidadania, é o primeiro passo para conquistar a cidadania, ou seja, para se tornar um cidadão”, declarou o Secretario de Assistência Social, Fábio Eça. Apoio: Apuarema em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário